Filmes | Ready Player One - Steven Spielberg

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Há duas semanas estreou o filme Ready Player One e decidi ir ao cinema vê-lo. Tinha visto o trailer e a verdade é que, embora não fosse com expectativas muito altas, tinha a sensação que ia gostar. A ficção científica nunca foi um género que constasse na minha lista de favoritos, mas ultimamente tem conseguido cativar a minha atenção.

Já ouviram falar sobre este filme mas não sabem se vão gostar? Fiquem a conhecer a minha opinião sobre ele neste post.


Sinopse:
Em 2045, num planeta aniquilado pela sobrepopulação, pelas alterações climáticas e pela poluição, a maioria das pessoas evade-se para o OASIS, um jogo virtual onde qualquer um pode assumir a personagem e existência que desejar. Quando morre James Halliday, o criador do OASIS, deixa uma mensagem ao mundo onde revela doar toda a sua fortuna, incluindo o jogo, à primeira pessoa capaz de encontrar um "Ovo da Páscoa" digital supostamente ali escondido. Essa informação vai originar uma caça ao tesouro sem precedentes. Concorrentes de todo o planeta estão dispostos a tudo para obter o prémio. Entre eles está Wade Watts, um jovem sem nada a perder, que está empenhado em mudar de vida…

Produzido e realizado pelo veterano Steven Spielberg, um filme de ficção científica que adapta ao grande ecrã o romance homónimo escrito, em 2011, por Ernest Cline, também responsável pelo argumento. É protagonizado por Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, T.J. Miller, Simon Pegg e Mark Rylance.
Fonte: Cinecartaz



A minha opinião:
Como vos disse no início do post, não fui ao cinema com grandes expectativas. O trailer tinha-me parecido interessante, mas ao mesmo tempo não sabia se me ia agradar aquela temática dos jogos/universo virtual.
Este filme é baseado num livro de Ernest Cline, mas como não o li, não vos consigo fazer uma comparação e dizer se é ou não uma adaptação fiel.

Durante todo o tempo têm acesso a várias referências aos anos 80 e à cultura pop. São tantas que acho que só vendo o filme várias vezes é que conseguiríamos descobrir todas. No entanto, não é por não se aperceberem das tais referências que o filme vai deixar de ter interesse.

Na minha opinião o filme tem dois defeitos. Em  primeiro lugar, senti falta de contextualização, pois não se percebe muito bem como é que o mundo chegou ao estado em que se encontra. Em segundo, achei que era um pouco longo e que no final já sentia alguma impaciência e pressa de saber como é que ia terminar.

Como é normal neste género de histórias, houve um romance pelo meio, mas não foi dos que mais me cativou. É uma relação que não me parece  muito natural, no entanto percebo o seu contexto e afirmo que traduz o que acontece frequentemente nos tempos atuais, devido à comunicação online.

No geral, é um filme muito divertido e para todas as idades. Na minha opinião, está muito bem trabalhado tanto a nível de efeitos visuais como sonoros. Se tiverem a oportunidade de ver em 3D, acho que irá compensar bastante, porque o mundo virtual é tão bem construído que acredito seriamente que vale a pena pagar um pouco mais.
A única coisa que posso dizer para resumir é que o Spielberg arrasou neste filme!


Vocês já viram o filme? Estão a pensar ver?
Beijinhos,
Daniela

5 comentários:

  1. não conhecia o filme e talvez veja só por curiosidade e por ser do steven spielberg :) beijinho

    https://iispinklove.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Vi este filme há mais ou menos uma semana e fui sem expetativas nenhumas porque o mundo dos jogos online não é algo que ache particularmente interessante mas confesso que gostei imenso! Confesso que algumas das referências estavam a passar-me ao lado mas adorei quando foi referido o The Shining, por exemplo. Achei fantástico!
    Por acaso também achei o filme um pouco longo e aquele tipico cliché do romance foi um bocadinho despropositado mas já se estava a ver no que ia dar logo de início ahah. Mas no geral está muito bom, talvez veja mais uma vez ou duas por causa das referências.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi mas já ouvi dizer muito bem, estou super ansiosa!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/ootd-75-casual-chic.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥