6 Dicas Para Quem Quer Planear Uma Viagem Sozinho | ACMA

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Olá meus queridos,

Mais um mês a participar no ACMA - A Cultura Mora Aqui e não poderia estar mais contente com o tema deste mês: Hobbies/Passatempos. Viajei recentemente e andava desejosa para vos falar disso. Tendo em conta que, na minha opinião, viajar é um hobby, aproveitei logo a oportunidade!

Como vocês sabem, fui aos Açores no mês passado. Toda a viagem foi planeada sem recorrer à ajuda de agências de viagem ou outras entidades especializadas. Uma vez que trabalho e estudei na área de turismo, consigo sentir-me minimamente confiante na hora de planear a minha própria viagem. Como tal, decidi organizar um post com algumas dicas que considero essenciais para quem quiser fazer o mesmo que eu. Espero que vos sejam úteis :)

Dicas

Planeia com antecedência
Esta é, na minha opinião, a regra de ouro. Se és daquelas pessoas que gosta de ter tudo organizado com tempo, vais certamente encontrar preços mais acessíveis. Por exemplo, ao marcares avião com alguns meses de antecedência vais encontrar preços muito melhores do que se marcares no próprio mês da viagem.
É verdade que por vezes surgem promoções de última hora, mas não é um método tão fiável, uma vez que esses preços apenas aparecem quando querem acabar de encher o avião.

Outra coisa que podes fazer é visitares sites de várias companhias aéreas ou então agregadores de oferta (como o skyscanner), para poderes avaliar qual é o melhor preço para aquele destino.

Por fim, define previamente os locais que queres visitar. Estuda aqueles que mais te agradam e faz o teu roteiro. Desta forma consegues gerir melhor o teu tempo e evitares andar perdido de um lado para o outro.


Escolhe com cuidado a altura do ano
Se tens flexibilidade na marcação de férias, opta pelas épocas mais baixas. Viajares em meses de inverno, no geral, sai mais barato. Para além disso, em alguns sítios, consegues encontrar as atracções turísticas com menos gente.
O meu conselho é que pesquises um pouco sobre o destino que queres visitar para conseguires encontrar a melhor altura.


Procura um hotel confortável e barato
Se não tens muito dinheiro, esquece os hotéis de luxo. Um hotel 3 estrelas consegue proporcionar-te aquilo que pretendes: conforto e higiene.
Não vale a pena investires muito dinheiro num hotel, porque a maior parte do teu tempo é passado a explorar o destino. O meu conselho é que escolhas um que inclua o regime de pequeno almoço para evitares ter de gastar mais dinheiro em refeições.

Antes de marcares o hotel, investe algum tempo a leres comentários na booking ou tripadvisor. Lá irás encontrar as experiências de outros utilizadores e poderás tomar uma decisão mais consciente e segura.


Planeia as tuas refeições
Não digo que definas tudo ao pormenor, mas tenta fazer uma pesquisa de locais onde podes comer e que se irão adequar ao teu budget.
Na minha viagem aos Açores optámos por comprar algumas coisas no supermercado e guardar no minibar do hotel. Antes de sairmos, preparávamos sandes para o nosso almoço e lanche e a única refeição que fazíamos fora era o jantar. Conseguimos poupar algum dinheiro assim.


Pesquisa sobre os meios de transporte
Se vais para uma grande cidade, não vais encontrar muitos problemas a nível de transportes. O mais provável é teres uma rede bastante completa. No entanto, deves averiguar sobre os títulos de transportes que melhor se adequam ao que pretendes.
Em algumas cidades tens passes para um certo número de dias e transportes, que são bem mais baratos do que se comprares o bilhete diário.

Se fores para um local mais pacato e sem grande rede de transportes, estuda as empresas de aluguer de carros que lá existem. Lembra-te que nesta opção costumam pedir cartão de crédito e, caso não o tenhas, deves contactar a empresa previamente e perguntar se existe outra solução de pagamento.


Atenção ao cartão de crédito
Ter um cartão de crédito é quase fundamental para fazeres uma viagem ao estrangeiro. Aqui em Portugal consegues entrar em contacto com os hotéis ou utilizar o mbnet para pagar o avião, no entanto, lá fora nem sempre é a melhor opção.
Há locais em que te pedem o cartão físico e, caso não tenhas forma de o apresentar, arranjas problemas desnecessários. Se não tiveres nenhum e quiseres utilizar o de um familiar, contacta os locais e pergunta se o podes fazer. Mais vale estudar todas as opções com tempo do que ser apanhado desprevenido.


És blogger/youtuber e também gostavas de participar neste projecto? Se a tua resposta foi um sim, não percas tempo e envia um email para acma.cultura@gmail.com. Todos são bem vindos :)

Lista de criadores:

Não te esqueças de acompanhar todas as participações através da página de facebook e de ver quais são os blogues participantes.


Espero que tenham gostado das dicas :)
Beijinhos,

Daniela

12 comentários:

  1. Eu também vou começar a participar (weee) eheh
    Gostei imenso das tuas dicas!

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  2. Eu sou meia atrevida,quando viajo geralmente só me preocupo com a compra da passagem de aérea, alugar carro se necessário e o hotel.Gosto mesmo de ir a descoberta. Beijinhos
    www.opecadodagula.com

    ResponderEliminar
  3. São dicas muito úteis para os desprevenidos e quem pretende viajar como eu! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Dicas certeiras que uso a quase 9 anos e não abro mao😘

    ResponderEliminar
  5. Ótimas dicas! Quando vou de viagem faço sempre o planeamento das refeições para não gastar imenso dinheiro desnecessariamente.
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas! Sigo-as sempre que planeio ir de viagem :) beijinho, já te sigo *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso do post! Adoro viajar e penso que, no futuro, estas dicas me vão dar imenso jeito. :)

    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. É sempre bom ficar a saber este tipo de coisas.
    Espero poder fazer uma para o próximo ano! Fingers crossed!

    Com amor,
    sara

    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Muito boas dicas!
    r: eu sou morena, mas não tenho o cabelo assim tão escuro e essas tintas não funcionaram comigo :s

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. amo viajar mas até hoje nunca o fiz sozinha. boas dicas :) beijinhos

    http://weekly-vanessa.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥