Jovens desta geração à rasca por Gesto, Olhar e Sorriso (#3)

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Today's article is written only in Portuguese

Olá meus queridos, tudo bem convosco?
Hoje trago-vos mais um post da rubrica "Guest bloggers", onde algumas bloggers nos trazem artigos escritos por elas. A convidada de hoje chama-se Carolina e é a autora do blog Gesto, Olhar e Sorriso. Este é um espaço cheio de textos e reflexões que valem a pena ler! Leiam este texto dela e confirmem por vocês mesmos:

Image source: link

Nós, jovens, desta geração à rasca, não sabemos o que é um emprego fixo como outrora outros tiveram mesmo logo após saírem de seus cursos. Na verdade, nós nem sabemos o que é ter um emprego. Colecionamos experiências, que depois não chegam. Cativamos corações que se despedaçam na despedida, são três meses (às vezes nem isso) de dedicação e de emoção, de companheirismo e de memórias e… depois? Depois voltamos para casa, para a casa dos nossos pais, porque com esta precariedade não dá nem para construir sonhos, só imaginá-los.

Se eu quero sair do meu país? Não, dispensava, é cá que tenho quem amo, quem me ama, mas se aguento esta depressão de nada ganhar (nem dinheiro, nem experiências que validem realmente o nosso currículo)? NÃO! 

Eu sei que como eu, como tu, há milhares, que nem sempre estamos desempregados porque as formações nos ocupam, os estágios profissionais, os CEIS, mas o que é isso se não uma oportunidade? É bom sim, mas passageiro, de certa forma uma esperança e tantas vezes um engano. 

Eu sei que somos muitos, tu e eu estamos aqui, lamenta-te à vontade, mas não te deixes abater nessas lamentações, tu és mais forte do que julgas, ocupa-te, vive os teus sonhos, aqueles que moram no teu coração. Não te deixes morrer no sofá a ver séries, vai à luta, por ti, tu és melhor do que julgas, e o tempo poderá demorar, mas tu e eu, cada um a seu tempo conseguirá alcança-lo. 

Apoio-te, choro e sorrio como tu, contigo. Vamos no mesmo barco, mas partimos à aventura, em busca do que de melhor há em nós, porque o desemprego não nos define, não é uma condição, mas uma consequência do tempo em que vivemos!

Força, dá força, dou força a milhares de nós neste caminho que terá um fim feliz, onde a esperança e o sucesso nos irá abraçar e dizer: conseguiste!

11 comentários:

  1. Quero dar aos outros a mesma força que eu por vezes também não sinto, nem sempre podemos ser fortes, eu quis mostrar que somos muitos mais do que julgamos e nos podemos ajudar, quanto mais não seja por palavras reconfortantes que nos mostram que não estamos sozinhos e somos capazes de ultrapassar tudo isto.
    Obrigada por esta fantástica oportunidade querida.
    Um beijinho muito grande :)

    ResponderEliminar
  2. Como me identifico com isto! Já pensei tantas vezes imigrar e não queria pensar nisso, mas realmente é uma opção que cada vez penso mais.

    ResponderEliminar
  3. Que todos nós, vós, da geração à rasca tenha muita força! É desesperante não ter emprego mas acredito que dê a volta, um dia, quem sabe..

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  4. Força meninas! Muito obrigada pelas vossas palavras, ainda bem que gostaram do texto ;)

    ResponderEliminar
  5. Não sei se nos chamaria "à rasca", mas que somos uma geração em circunstâncias diferentes, disso não há dúvida. Vivemos num mundo cada vez mais tecnológico e com uma competitividade nunca vista, para além de que o mundo está cada vez mais global. Apesar das coisas negativas que esta geração tem a si associadas, penso que já fiz a paz com o facto no nosso país não andar para a frente mas sim para trás. Desde novinha que entendi que não há milagres aqui, por isso há muitos anos que a emigração está nos meus planos. E para mim, o mundo é demasiado grande para não o querermos explorar.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de ler o texto, é super triste esta nossa realidade, mas temos que pensar positivo e acreditar que tudo isto vai melhorar
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. É realmente triste e frustrante esta realidade!

    ResponderEliminar
  8. Adoro o texto, expressa mesmo muito bem aquilo que milhares sentem neste momento!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Grande texto! Incrível :)

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/05/revelacao-by-sweetie-mes-de-abril.html

    ResponderEliminar
  10. Não podia estar mais de acordo!
    Bem escrito, bem transmitido e o principal, grande realidade.É triste, mas é verdade.

    Beijinhos,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥