Janeiro é um mês de (re)começos e é exactamente com este tema que me estreio no projecto ACMA – A Cultura Mora Aqui. Trabalhar em conjunto com outras bloggers é sempre um prazer e, para quem ainda não conhecer o projecto, aconselho-vos a ler esta introdução.
Hoje trago-vos uma reflexão e com ela a hipótese de ficarem a conhecer um pouco mais sobre mim :)
Hoje trago-vos uma reflexão e com ela a hipótese de ficarem a conhecer um pouco mais sobre mim :)

Imagem retirada do Pinterest e adaptada por mim
Há um ano atrás estava a passar por uma fase complicada: tinha terminado a faculdade, o estágio curricular e já estava em casa parada há um mês. Quando saímos da faculdade, saímos cheios de sonhos e esperanças, mas a verdade é que, muitas vezes, o emprego de sonho não surge assim tão rapidamente.
Se no primeiro mês sabe bem estar a relaxar dos 15 anos de estudo, a partir daí começamos a encarar a nossa casa como a nossa prisão intelectual. Estar desempregado é um desperdício das nossas capacidades.
O meu primeiro emprego surgiu ao fim de 6 meses de procura, enquadrado na minha área. Posso dizer que Junho de 2016 foi o mês do meu (re)começo! Muito mudou em mim, embora a embalagem permaneça igual. Começar a trabalhar não nos traz uma independência total e imediata, mas faz-nos começar a viver.
Até ao momento em que entramos no mundo do trabalho, somos seres dependentes de alguém. Ter dinheiro ao fim do mês faz-nos ter uma maior liberdade de escolha. Embora sempre tenha sido uma pessoa poupada (e continuo a ser) sabe-me bem não ter de carregar o peso da preocupação de poder estar a sobrecarregar os meus pais.
Hoje em dia já tenho a hipótese de fazer as minhas poupanças, de sonhar com o futuro e traçar planos mais concisos. Quero começar a viajar e a conhecer o mundo. Quero ter o meu próprio espaço. Quero investir em mim. Quero (re)começar a viver!
Com isto tudo, quero apenas dizer-vos que o caminho nem sempre é fácil quando saímos da faculdade. No entanto, não desistam dos vossos objectivos. Não cruzem os braços, nem se sintam derrotados. O percurso, por vezes, é sinuoso e demorado, mas mais tarde ou mais cedo alcançamos aquilo que procuramos. Lutem pelo vosso (re)começo assim como eu lutei pelo meu!
Blogs que participam no ACMA - Janeiro:
Oh Pêssegos | Anda Daí! | Miss Melfe | The Eyes of a Mermaid | Comic Life | Cor Sem Fim | Bookaholic | Meek Sheep | Eléctrico 28 | Let's Do Nothing Today | Gaming Gear | Passion Girl | Primavera Estacional | Nerdy Chill Out | Dreamcatcher | Olhares Indiscretos | My Curly Crazyness | That Girl | Inspiring With Style | Cidade do Pecado | Diário de uma Africana | Girly Girls Think Pink | My Own Anatomy | Jiji | Chique e Geek | Where I Belong | Cinderela Aventureira | Candyland | Estante da Ray
Se quiserem participar, poderão obter mais informações com a organizadora, através do email corsemfim@gmail.com. Qualquer blogger/youtuber pode juntar-se a este projecto :)
Beijinhos,
Daniela
Adorei! Comecei este ano a minha licenciatura e já tenho receio desse momento pós-faculdade... Mas por falar em recomeços, também recomecei o meu blog, dá uma vista de olhos em www.nostalgia-meliris.blogspot.pt
ResponderEliminarAcabaste de descrever a minha situação actual! Acabei o mestrado este verão e até agora estou à procura de um emprego e não vejo forma de o arranjar. Está muito difícil :/
ResponderEliminarEu iniciei este ano a universidade e já ando louca a pensar onde vou trabalhar quando acabar a licenciatura, e onde devo fazer estágios enquanto estudo para depois ter uma melhor saída! O meu curso é ideal para a cidade onde vivo, mas isso não faz com que eu tenha trabalho imediato e por isso tenho que lutar.
ResponderEliminarA questão do dinheiro é exatamente igual, quero imenso ter o meu próprio dinheiro para descarregar os meus pais, também de modo a que eles tenham uma vida melhor. Acho que, no fundo, somos todos um pouco assim :)
http://primavera-estacional.blogspot.pt
Pois, eu estou na luta há um ano já e sei bem que não é fácil por isso aproveita bem e agradece todas essas oportunidades.:)
ResponderEliminarAnother Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
Terminei o mestrado em outubro 2013. Trabalhei na área 6 meses. Depois estive um ano fora da área. Consegui emprego na minha área, novamente, mas houve uns problemas e estou parada há ano e meio. :( É complicado.
ResponderEliminarÉ sempre complicada a fase de terminar a universidade. Mas é uma altura é que mudamos o chip, como costumo dizer. Isso acaba-me por me acontecer sempre que perco um emprego, mas permite-me refinar os meus gostos e não gostos. Agora sei que há empregos que não quero e que inicialmente queria bastante e estava entusiasmada com essa possibilidade :D A vida faz-se caminhando e os recomeços fazem parte dela ;)
ResponderEliminarEléctrico 28: Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!
O importante é nunca baixar os braços à espera que as coisas aconteçam... Boa sorte e um excelente (re)começo! 😉
ResponderEliminarEu ainda estou a meio do meu percurso universitário, mas tenho medo de quando chegar ao fim, não tenha emprego.
ResponderEliminarBeijinhos
Estou no último ano da licenciatura e, apesar de ainda querer tirar o mestrado, arranjar emprego é algo que preocupa bastante. Imagino o frustrante que deve ser querer fazer alguma coisa e termos de ficar em casa. Agora quero preocupar-me com os estudos e fazer uma coisa de cada vez, mas claro que nunca deixo de pensar a 100% no futuro e o arranjar emprego assusta sempre um pouco. Espero que te corra tudo bem, boa sorte nesta nova etapa :)
ResponderEliminarMil beijinhos,
Life with Ju
Estou no primeiro ano do secundário, embora já com muitos planos traçados para a faculdade. Fico muito contente pelo teu recomeço e espero que tudo corra bem!
ResponderEliminarUm beijinho,
Bia do Bookaholic.
Gostei bastante do teu post! Ainda não entrei na faculdade, mas, infelizmente, tenho a consciência (e exemplos) de que não é nada fácil arranjar emprego após acabar o curso, nomeadamente, na área pretendida.
ResponderEliminarBeijinhos,
inesmartinsxx.blogspot.pt
Eu acabei a minha licenciatura em Design à cerca de 7 meses e estou iniciando-me como freelancer. Está sendo um início de muita luta, mas não desanimo. Boa sorte para esta nova etapa da tua vida :)
ResponderEliminarBitaites de um Madeirense | Facebook | Instagram
Enquanto estamos na Universidade vivemos num sonho e quando saimos deparamo-nos com a dura realidade de que o mundo laboral não é nada fácil...não me posso queixar porque eu estagiei e trabalhei de imediato mas a realidade não é essa, no entanto, nada de desesperar ;).
ResponderEliminarBeijinhos.
misscokette.blogspot.pt
Excelente texto, Daniela! Senti o mesmo que tu quando terminei o curso, e o mesmo quando comecei a trabalhar. E agora aquele friozinho no estômago por finalmente estar perto de ter o que preciso para ter o meu próprio espaço :) faz parte de crescer, e é tão bom!
ResponderEliminarJiji
Que texto lindo! Eu ainda não ingressei no meu trajecto pela faculdade, ainda estou um pouco longe dessa realidade. Mas é importante ter os pés assentes na terra e acima de tudo nunca desistir! Sucesso linda!
ResponderEliminarDiário de uma Africana
Ainda estou na Universidade e percebo bem quando dizes "não ter de carregar o peso da preocupação de poder estar a sobrecarregar os meus pais.". Espero que o meu recomeço esteja para breve.
ResponderEliminarAll We Need Is... | Facebook | Instagram
Como me identifiquei com as tuas palavras! Sair da faculdade para a "vida real" pode ser por vezes tão assustador que é bom podermos ouvir testemunhos de outros que já por lá passaram :)
ResponderEliminarBeijinhos *
http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/
o mais importante é ter os pés bem assentes na terra. mas é tao dificil e entusiasmente ao mesmo tempo. penso que seja uma mudança drastica para a maioria do pessoal
ResponderEliminarbeijinhos, jess
girlygirlsthinkpink.blogspot.com
Ninguém nos ensina como lidar com isso, que é normal... Deviam! Obrigado por partilhares um pouco da tua história! :)
ResponderEliminar